
A Dança sempre suscitou o interesse e a admiração dos literatos. De Safo, encantada com o dançar litúrgico das sacerdotisas pagãs à Gauthier, profundamente enebriado com o flutuar de Maria Taglioni, sob as pontas das sapatilhas, os mais diversos artistas da palavra eternizaram em suas páginas o gesto rítmico.
Um mostra dessa paixão cultivada pelos poetas ao universo coreográfico pode ser encontrada em "Le Goût de la Danse", publicação da Mercure de France, dentro de sua coleção Le Petit Mercure. Com seleção de Véronique Petit, "Le Goût de la Danse" traz textos de famosos apaixonados das artes rítmicas tais como Friedrich Nietzsche, num fragmento de seu "Nascimento da Tragédia", e J. K. Huysmans refletindo diante das "bailarinas" de Degas; sem esquecer, contudo, os mestres do pensamento coreográfico como o reformador iluminista Jean Georges Noverre, idealizador do Ballet d´Action e o pai da escola russa Marius Petipa, professor de ninguém menos que Anna Pavlova e Vassily Nijinsk. Há também nomes da literatura contemporânea como o irlandês Colum McCann, autor de "Danseur" (Pocket, R$ 42,90), belíssimo romance sobre o gênio Nureiev, e da crítica cultural como Michel Leiris, falando sobre o mito Fred Astaire.
Como não se entusiasmar com os bailados populares após a leitura da elegia de Salvatore Quasimodo à Tarantella ou se emocionar com os tormentosos trechos do diário de Nijinsk, com sua "insana" meditação existencial sobre o fazer coreográfico? Bravo! Mercure de France por esta preciosa seleção de elogios à efemeridade da "plus physique, le plus intime et le plus personnel des arts".
Le Goût de la Danse
Véronique Petit (org.)
Mércure de France - Le Petit Mercure
R$ 30,25
Nenhum comentário:
Postar um comentário