A história do livro pode ser entendida, também, como a história da própria existência humana. Desde que o homem inventou a possibilidade de registrar num suporte mais ou menos maleável a escritura, cada vez mais foi se tornando imprescindível ao viver humano este objeto fascinante. Transmissor de salvação ou de desgraça, o livro vem, pelos séculos, desafiando com marcante desenvoltura, crises sanitárias, razões de estado e a indiferença das massas educadas diante da televisão.
Bruno Blasselle, antigo diretor da Bibliothèque de l´Arsenal e profundo apaixonado dos acervos livrescos, conta em seu "Histoire du Livre", a história gloriosa do livro, da "revolução" do codex, na antiguidade até o livre electronique de nossos dias. Blasselle, que já havia escrito um belíssimo livro sobre a Bibliothèque Nationale de France, mostra que o livro, mais do que qualquer outra coisa inventada pelo homen, sempre foi testemunha privilegiada das movimentações sociais e instrumento poderoso de difusão de idéias.
No próximo dia 23, o mundo comemora o Dia do Livro. Nada mais apropriado para a efeméride que redescobrir a trajetória do livro pela vivência dos homens e se encantar, ainda mais, por este que é, sem dúvida, o maior "achado" do espírito humano.
Histoire du Livre
Bruno Blasselle
Gallimard - Découvertes
de R$ 113,43
por R$ 85,07
Nenhum comentário:
Postar um comentário