sábado, 24 de julho de 2010

Livraria Francesa: 63 Anos


Em 25 de julho de 1947, Paul e Juliette Monteil, junto de seus filhos Claudie e Georges, realizando um sonho há muito tempo acalentado, fundavam no 4. andar do n. 275 da Rua Barão de Itapetininga, em São Paulo, uma livraria destinada à divulgação da produção editorial em língua francesa. Desde então, a Livraria Francesa tem se tornado, muito mais que uma mera livraria especializada em títulos importados, um verdadeiro centro de irradiação da cultura francófona e um acolhedor espaço de encontro para os amantes do idioma francês no Brasil.

Nestes 63 anos de atividade no mercado livreiro brasileiro, a Livraria Francesa tem se notabilizado por oferecer ao público leitor do país uma ampla gama de publicações francófonas, abarcando as mais diversas áreas do saber, indo, sem qualquer restrição ideológica, da alta literatura à produção científica atual, da reflexão política aos best-sellers do momento, da cultura gastronômica ao chamado livro de auto-ajuda, dos anuários estatísticos aos livros didáticos de francês.

Durante estas seis décadas de atuação, passaram pelos balcões, depósito, estandes e escritórios da Livraria Francesa mais de uma centena de profissionais, muitos deles encontrando na empresa a oportunidade do primeiro emprego, alguns outros descobrindo um novo caminho profissional. Notavelmente plural, a Livraria Francesa, em todos estes anos, tem mantido em seu quadro de colaboradores pessoas das mais diversas formações, vivências profissionais, inclinações políticas e identidades culturais.

Com 63 anos de trajetória, a Livraria Francesa tem se constituído testemunha privilegiada da história da modernização do Brasil, acompanhando momentos decisivos da vida nacional como a queda de Vargas e a normalização democrática do final dos anos de 1940, a euforia dos "anos dourados" de JK, as intensas movimentações do período Goulart, o golpe militar de 1964, os atos institucionais do hiato ditatorial, o "milagre brasileiro", a Lei do Divórcio, a Lei da Anistia, a redemocratização do início dos anos de 1980, a Constituição Cidadã de 1988, o impeachment de Collor de Mello, o Plano Real, a eleição de Lula da Silva.

A Livraria Francesa chega ao seu 63. aniversário atenta às novas demandas dos tempos atuais, sem esquecer, contudo, de sua vocação, expressa de modo marcante no slogan lhe conferido por Paul Monteil: Livraria Francesa : Le Livre Messager de la Pensée Française au Brésil.


2 comentários:

  1. Que presente pra nós brasileiros!!

    Parabéns a voce Silvia e a todos voces que fazem com que a Livraria Francesa seja após 63 anos esse lugar de cultura tão especial!
    Beijos
    Zília

    ResponderExcluir
  2. Merciiiiii, Zília! Silvia, Aguinaldo e todos os companheiros da Livraria Francesa lhe agradecem o carinho. E vamos celebrar!!!!

    ResponderExcluir