terça-feira, 24 de agosto de 2010

Um ano de Livre Messager


Com uma nota sobre a seleção final do Prix des Cinq Continents de 2009, estreava em 22 de agosto do referido ano Le Livre Messager, o blog da Livraria Francesa. Destinado a ser, muito mais que um mero veículo de divulgação comercial de uma casa livreira, um amplo e democrático espaço de encontro dos amantes da língua francesa e da cultura francófona, Le Livre Messager, nestes doze meses de trajetória, tem se juntado à várias e bem sucedidas iniciativas brasileiras de difusão do esprit français na Web, tornando-se um referencial virtual sobre a cultura deste idioma sem fronteiras, língua de expressão de Christine de Pizan e de Georges Palante, de Collete e de Marie Ndiaye, de Dai Sije e de Ahmadou Kourouma, de François Weiergans e de Antonine Maillet, de Gabrielle Le Roy e de Andrei Makine. Cultura de uma língua universal, acolhedora do outro, refúgio para os oprimidos, em constante renovação semântica e rítmica, de riqueza melódica e beleza estrutural únicas. Cultura peregrina, sempre migrante, mestiça, mensageira engajada de um novo amanhã.

A gratidão à todos aqueles que acompanham nosso Livre Messager é imensa, especialmente aos blogs, sites e perfis que fazem parte de nossa rede de seguidores: Brésil-France Actualités, Aquarelart, Jeferson da Costa Valadares, Renascence Ballet, Santuário Vivo, Adriano, Gentil , Tchu1, Cláudia, Nana Ivanova, Imaculada Conceição, Samila, Sil, Artes e Linguagens E. M. Mario Piragibe, Núcleo de Artes Grande Otelo, Juliana, K, Angelina Corrêa de Souza Renard, Fábrica de Crêpes Henri´s, Zília, JC, Aninha Apolinário, Beth Bento, Letícia M, Nicholas M. F., Sotaque Francês. Agradecemos também aos amigos seguidores dos blogs Café Monteil e Portifólio FLE, projetos decorrentes de nosso mensageiro: Le Petit Promo, fatimaloucaporcrêpes, Camila, Rosa, Douglas Nascimento, Nine Copetti. Nosso carinho também vai à Le Club Jean Briant de Français; vez ou outra o club faz menção aos nossos posts. Celebremos juntos esta data!

Mais um ano se abre ao nosso Messager. Que ele possa ser um ano fecundo em oportunidades, próspero em horizontes renovados; um ano de partilha de conhecimento e de alegrias; um ano de encontro e de realizações; um ano de cumprimento de missão. Um ano de serviço diligente na promoção da educação e da cultura em nosso País.

Bravo, Livre Messager !


Nenhum comentário:

Postar um comentário