O Festival Internacional do Rio de Janeiro 2010, iniciado no último dia 23, está promovendo uma retrospectiva especial da cinematografia do réalisateur Bruno Dumont. "A Humanidade de Acordo com Bruno Dumont" traz para os cariocas cinco filmes do cineasta nascido em 1958, na cidade de Bailleul: L´Humanité, de 1999 (com Emmanuel Schotte e Sévérine Caneele), 29 Palms, de 2003 (com Katia Gouveva e David Wissak), Flandres, de 2006 (com Adelaïde Leroux e Samuel Boidin), Hadewijch, de 2009 (com Julie Sokolowski e Karl Sarafidis) e La Vie de Jesus, de 1997 (com Marjorie Cottreel e Kaader Chaatouf).
Premiado em Cannes, em 2006, por Flandres (Grand-prix du jury), Dumont é um dos mais instigantes diretores de cinema da cena francesa atual. A transposição de limites, a culpa, a paixão incontrolável e o absurdo da realidade cotidiana são temas caros à este artista que deixou o magistério de filosofia nos anos 1970 e, desde então, tem realizado mais de quarentas produções cinematográficas.
Além de Dumont, o Festival do Rio apresentará mostras especiais de Jerzy Skolimowski e Amos Gitai. A programação completa do evento que está movimentando a capital fluminense pode ser conferida em seus site e blog.
A Humanidade de Acordo com Bruno Dumont
Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro 2010
até 7 de outubro
Nenhum comentário:
Postar um comentário