quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O "Refúgio" de Gaspar Gasparian na Pinacoteca do Estado


A Pinacoteca do Estado de São Paulo abriga até o dia 7 de novembro a exposição "Gaspar Gasparian: Um Fotógrafo", com 150 trabalhos do grande mestre do Cubismo fotográfico brasileiro.

Compostas entre os anos 1940 - 1950, as fotografias integrantes da mostra documentam o percurso criativo de um artista inquieto, profundamente atento com as movimentações e buscas estéticas da primeira metade do último século.

Ligado ao grupo de fotógrafos animadores do lendário Fotocineclube Bandeirante, espaço de criação e investigação de artistas como Thomas Farkas, Geraldo de Barros, Eduardo Salvatore, German Lorca e Ademar Manarini, Gaspar Gasparian via na arte fotográfica o campo perfeito para ricas e inusitadas experimentações visuais, além de constituir para si, como nos confidenciou Zília Nazarian, sua neta, num depoimento ao nosso Portifólio FLE, "um refúgio e sua forma de expressão mais sentimental".




Gaspar Gasparian: Um Fotógrafo
Pça da Luz, 2 - São Paulo
f. (11) 3324-1000
até 7 de novembro

Um comentário:

  1. Obrigado a voces pelas palavras e por postarem o trabalho do meu avô! A exposição está maravilhosa. Ontem, na abertura, vivi um momento extremamente feliz ao ver a grandiosidade da arte do meu avô assim exposta em lugar tão digno, como é seu trabalho. Isso tudo se deveu à tenacidade de meu tio Gaspar Gasparian Filho, que percebeu a importância de se divulgar as imagens belas e criativas feitas por meu avô. Um abraço a todos.
    Zília M. Nazarian

    ResponderExcluir