quinta-feira, 21 de março de 2013

Estante FLE




A Profa. Márcia de Rizzo, nossa amiga de longa data, mantém em seu site uma interessantíssima seção onde disponibiliza aos internautas breves, mas pontuais, considerações sobre 14 publicações dirigidas ao estudo da língua francesa como idioma estrangeiro. Do clássico Cours de Langue et Civilisation Françaises, de Gaston Mauger ao Dites-moi un peu !, editado pelas prestigiosas Presses Universitaires de Grenoble, a Estante FLE é um bom referencial na web para quem deseja obter indicações bibliográficas pertinentes para o aprendizado e ensino da mais bela das línguas. 


Abaixo, apresentamos algumas das obras integrantes - e recomendadas - da Estante FLE. Para conferir as demais, basta acessar o lien.




Référentiel pour le Cadre Européen Commun
Aude Chauvet - Aliance Française - CLE International

Este livro é uma introdução ao estudo da estrutura do Cadre Européen Commun de Référence. Por meio de esquemas práticos, são apresentados todos os níveis de aprendizagem, competências almejadas e ações programáticas definidos pelo sistema. Conhecer devidamente o CECR é fundamental para a elaboração de um curso de francês. 



Cours de Langue et Civilisation Françaises
Gaston Mauger - Ao Livro Técnico

O "Mauger" é um clássico. E mesmo passado tanto tempo - seu surgimento se deu nos anos 1950 - o dia a dia da família canadense Vincent ainda faz parte da rotina de muitos estudantes e professores de francês no Brasil. Através da sua boa contextualização lexical e gramatical, este livro permite ao aluno bons resultados em sua aprendizagem inicial do idioma.



Version Originale
Vários Autores - Maison des Langues

Em minha última viagem a Vichy, na França, a fim de uma estadia de formação na Universidade CAVILAM (Centre d´Approches Vivantes des Langues et des Médias) tive a oportunidade de participar de uma journée pédagogique organizada pela editora Maison des Langues e fiquei muito impressionada com a qualidade de seu catálogo. Uma obra desta editora me despertou particular interesse: Version Originale. Embora seja um método dirigido para um aprendizado longo do francês, sua ênfase na aquisição das competências comunicacionais permite ao professor aulas vibrantes e um andamento mais ágil do curso.



Objectif Diplomatie : Le Français des Relations Européennes et Internationales
Laurence Riehl, Michel Soignet e Marie-Hélène Amiot - Hachette

Para os ingressantes na carreira diplomática ou para os interessados em trabalhar em instituições públicas e organizações transnacionais, este método de francês profissional é excelente. Concebido para um aprendizado rápido do francês diplomático, Objectif Diplomatie oferece um conteúdo gramatical e temático de forma ágil, bem ordenada e bastante intuitiva.



Vite et Bien
Claire Miquel - CLE International

Destinado ao trabalho de aquisição "rápida" do idioma francês, Vite et Bien apresenta, com notável objetividade, os pontos fundamentais do ensino da língua francesa, provocando ao aluno uma busca mais ativa por autonomia na aprendizagem. Não é um método recomendado para alunos interessados em obter os diplomas e certificados de proficiência da língua francesa. No entanto, se utilizado em conjunto com um material de apoio mais abrangente, Vite et Bien oferece uma base satisfatória para a preparação de tais exames. 



Dites-moi un peu !
Karine Ulm e Anne-Marie Hinque - Presses Universitaires de Grenoble

Este outil da prestigiosa PUG é excelente para exercitar a expressão oral do aluno, visando a aquisição de uma maior fluência do idioma.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário