As seitas gnósticas cristãs da antiguidade produziram uma literatura reveladora de um cristianismo alternativo que, sobrevivendo aos séculos, vem provocando a ira ou a admiração das mais diversas pessoas. Concebidos numa época em que os ensinamentos do Cristo, com a divulgação apostólica, recebiam a acolhida nos ambientes mais variados, os textos gnósticos refletiam um cristianismo sincrético e em flagrante confronto com o cânone.
Irineu de Lyon, vivendo em plena efervescência herética, já assinalava, em seu célebre tratado de defesa da ortodoxia, a existência de um evangelho atribuído à Judas Iscariotes, o discipulo traidor do Mestre. Esquecido durante muito tempo, o evangelho de Judas foi redescoberto na segunda metade do século passado, no Egito, numa tradução copta, e veio ao público de língua francesa somente em 2006.
Traduzido e comentado pelos especialistas Rodolphe Kasser, Marvin Meyer, Gregor Wurst e François Gaudard, "L´Évangile de Judas" é mais uma obra a enriquecer o olhar sobre este "ícone do mal", que já recebeu a atenção de gente como Jorge Luis Borges, Bob Dylan e Mikhaïl Boulgakov. Além do texto propriamente dito, esta edição de "Judas" traz artigos dos tradutores elucidando o gnosticismo na igreja nascente, a reação contra ele e a saga da descoberta do papiro copta nos tempos modernos.
L´Évangile de Judas
Flammarion - Champs Classiques
de R$ 39,90
por R$ 27,93
Nenhum comentário:
Postar um comentário