segunda-feira, 12 de abril de 2010

Lembrar é Resistir

Hoje, 12 de abril, o mundo lembra, com tristeza e revolta, a memória das vítimas da barbárie totalitária que devastou a Europa, na Segunda Grande Guerra. O Yom HaShoa vehaGuevoura é o dia em que, aos judeus de todos os cantos se juntam pessoas de todas as nações, tribos e crenças, para numa única voz, afirmar: "Jamais esqueceremos!" Lembrar é resistir!

"Lembrar é resistir" era o nome de uma peça teatral que fez relativo sucesso há dez anos em São Paulo. Numa encenação claustrofóbica, era apresentado o martírio de presos políticos brasileiros, durante o regime ditatorial militar. O terror posto nos olhos do público provocava uma urgente certeza que impelia ao compromisso: Lembrar é resistir!

Ler os textos de Nelson Mandela sobre o Apartheid, no ano em que sua República Sul-Africana sediará o maior evento esportivo do ano é um exercício existencial incrível: somente o lembrar vigilante em meio aos ímpetos festeiros do momento pode, com força, vencer a alienação e impedir que novas barbáries destruam vidas e sonhos inocentes.


L´Apartheid
Nelson Mandela
Minuit - Documents
de R$ 54,15
por R$ 40,61

Nenhum comentário:

Postar um comentário