segunda-feira, 12 de abril de 2010

O Mestre pelo mestre

As Éditions Chandeigne é uma das grandes casas editoriais francófonas divulgadoras da literatura brasileira. Nomes como Ana Cristina Cesar e Carlos Drumond de Andrade estão disponíveis na língua de Yourcenar em edições bem cuidadas, organizadas por gente, verdadeiramente, conhecedora da língua e da tradição literária brasileira. Gente como o professor Jean Briant.

Monsieur Briant é uma das personalidades mais queridas e respeitadas da comunidade francófona da capital paulistana. Professor competente e célebre por sua gentileza e amor ao ensino da língua francesa, mestre Jean Briant traduz três contos do mestre maior da literatura brasileira, o "mago" Machado de Assis: "Letra Vencida", publicada originalmente na revista A Estação, em 1882, "O Machete", publicado em 1878, no Jornal das Famílias e "Cantiga de Esponsais", de 1884, do recueil "Histórias sem data".

Em edição bilíngue, "Trois Contes" será lançado na Livraria Francesa - Vila Olímpia, no próximo sábado, dia 17 de abril. No evento, o compositor e semiólogo Luiz Tatit, professor do Departamento de Letras da Universidade de São Paulo, fará uma intervenção acerca da recepção da obra machadiana no universo francófono.



Machado de Assis por Jean Briant
Lançamento de "Trois Contes" - Éditions Chandeigne
Livraria Francesa - Vila Olímpia
Rua Prof. Atílio Innocenti, 920 - Vila Olímpia
f. (11) 3849-7956
à partir das 14h00

Um comentário:

  1. Adoraria poder ter ido ao evento, mas meu livro, autografado pelo mestre Jean Briant, já está garantido. Aguardo notícias aqui no blog sobre como foi a tarde de autógrafos!

    ResponderExcluir