sábado, 23 de julho de 2011

Lucian Freud (1922 - 2011)


"Mon objet, quand je peins des tableaux, c´est de mettre à l´épreuve les sens et de les émouvoir en proposant une intensification de la réalité." Faleceu na última quarta, dia 20 de julho, o pintor britânico Lucian Freud. A citação anterior abre a versão francesa de Some Thoughts on Painting, um dos raros escritos de Freud. Um dos maiores nomes das artes plásticas européias da segunda metade do século passado, Lucian Freud marcou presença com a tensão de seu realismo, onde a crueza e o desconforto das comunicações emocionais postas pelo corpo são mostrados com toda dramaticidade e violência. Neto mais famoso do pai da Psicanálise, o austríaco Sigmund Freud, Lucian, tal como o avô, era reverenciado na França. O Centre Georges Pompidou, em Paris, abrigou no ano passado uma grande retrospectiva de seu trabalho - seu catálogo foi publicado pelo serviço comercial do centro Pompidou e consta em nosso acervo. Confira as publicações de e sobre Lucian Freud disponíveis na Livraria Francesa.


Lucian Freud : L´Atelier
Ed. du Centre Pompidou

Catálogo integral da exposição ocorrida no Centre Pompidou no ano passado. A direção da obra está a cargo de Cécile Debray, curadora do evento.





Lucian Freud au Centre Pompidou
Beaux Arts

Especial da revista Beaux Arts com textos de Itzhak Goldberg, Fanny Drugeon, Judicaël Lavrador, Marie-Laure Delaporte, Éric Darragon e Isabelle de Wavrin; abrindo a brochura, uma entrevista com Cécile Debray.






Lucian Freud : L´Atelier
Ed. du Centre Pompidou


Versão reduzida do catálogo da mostra.




Quelques Réflexions sur la Peinture / Some Thougths on Painting
Ed. du Centre Pompidou

Intervenção crítica do próprio artista, ilustrada com algumas telas. Cécile Debray assina o posfácio do bouquin que apresenta, como estampa sua contra-capa, de manière unique une sorte de manifeste esthètique do criador de Benefits Supervisor Sleeping.



Lucian Freud : Le Corps et l´Horizon
Daniel Klébaner
Ides et Calendes

Ensaio sobre a relação entre o corpo e a realidade na obra de Lucian Freud.






Lucian Freud : Peintre de la Nudité
Philippe Comar
Gallimard - Découvertes

Ensaio sobre uma das grandes obsessões do artista: o nu.




Nenhum comentário:

Postar um comentário